Revista Spot – empresas/empresários go braga

By Revista Spot :

https://revistaspot.pt/index.php/2020/07/14/futuro-da-mobilidade-eletrica-passa-braga/

Já se imaginou a carregar confortavelmente o seu carro elétrico em casa, enquanto dorme; na sua empresa, durante o horário de trabalho, ou mesmo quando desfruta de uma refeição no seu restaurante preferido? Fomos espreitar essa porta do futuro numa empresa bracarense chamada Volt-e, que em 2018 revolucionou o mercado com soluções inovadoras de carregamento para veículos elétricos. Hoje opera em mercados como Espanha, Suíça, Irlanda, Alemanha, Kuwait e Dubai e já agitou o mercado nacional com produtos exclusivos, a permitir flexibilidade, eficácia e rapidez, na linha da frente de um mercado exigente e competitivo, onde as novidades surgem ao ritmo do pensamento. Porque nesta viagem rumo ao futuro, a inovação segue em velocidade cruzeiro, sem paragens pelo caminho…

O caminho para a inovação

Júnior Braga começou a dar forma a este sonho há três anos, ao substituir a frota da empresa têxtil do pai, José Braga, por veículos 100% elétricos. No entanto, com esta adaptação, surge uma lacuna importante: o carregamento. Era necessário criar soluções que permitissem uma autonomização face às escassas ofertas de carregamento, até então pouco preparadas para dar resposta às necessidades de empresas com frotas totalmente elétricas.

O facto de se tratarem de veículos com caraterísticas completamente distintas entre si, fez com que Júnior Braga percebesse a importância do desenvolvimento de produtos adaptados às caraterísticas de cada veiculo e às necessidades do seu utilizador. A maior premissa de todas? Garantir que os veículos tivessem a melhor performance possível, revolucionando ao mesmo tempo o mundo automóvel, ao diminuir o número de carros movidos a combustíveis fósseis, minimizando o impacto ambiental. Os dados estavam lançados e a Volt-e começava a materializar-se…

A Volt-e como hoje a conhecemos

E foi assim que a Volt-e se assumiu, desde a sua génese, como uma empresa inteiramente especializada no fornecimento de qualquer tipo de carregadores destinados à mobilidade elétrica. Juntamente com a ideia de criar uma marca de carregadores próprios, Júnior Braga lançou em simultâneo uma empresa TVDE com veículos 100% elétricos.

Reduzir a pegada ecológica deixou de ser uma opção, mas cada vez mais um dever cívico, que Júnior abraçou com convicção, com uma missão clara: fazer com que mais pessoas lhe seguissem o exemplo, tornando a mobilidade elétrica uma realidade ao alcance de todos!

volt-e-revista-spot

As soluções

Talvez personalização seja mesmo a palavra de ordem. A visão da Volt-e passa por adaptar a solução de carregamento às necessidades de cada utilizador, tendo em conta caraterísticas como a potência e o modelo de cada veiculo, seja num carregamento doméstico, empresarial, na rede pública, integrando a rede MOBI.E, ou mesmo num carregamento portátil.

Com mais de uma dezena de colaboradores, em áreas que vão desde o desenvolvimento de software e produto, avaliação, manutenção, instalação e área comercial, na Volt-e há sobretudo o aconselhamento, a formação e a proximidade em cada uma das diferentes etapas. Não é invulgar vermos, por exemplo, um cliente a conhecer e até a experimentar um dos diferentes produtos e soluções. É essa a principal essência da Volt-e: ser uma janela aberta para o conhecimento nesta área, esclarecendo eventuais dúvidas e desmistificando conceitos.

Bestsellers

Entre as diferentes soluções encontramos opções, desde o carregamento em AC (corrente alternada) e DC (corrente contínua e consequentemente mais rápido), de 2 kW até 120 kW.

Produto exclusivo da empresa, único no mercado nacional, e sem dúvida um dos bestsellers, é o carregador portátil Volt-E, uma solução económica e de carregamento rápido para todos os veículos elétricos com CHAdeMO e CCS. Com um desenho compacto e portátil, pode ser instalado facilmente, a baixo custo, e transportado para utilização em diferentes situações com um esforço mínimo. Dependendo do modelo do veiculo elétrico, o carregador pode carregar até 80% em menos de 30 minutos, disponível em três modelos 30, 45 e 60 kW e com potência ajustável a partir de 3.7 kW.

volt-e-revista-spot-3

Outro dos produtos diferenciadores é, sem dúvida, a Estação 60 kw, com carregamento simultâneo DC e AC, projetada para ser instalada em ambientes de acesso público e privados, ideal por exemplo para empresas, estações de serviço, operadores de frota Táxi/Uber, parques de estacionamento, entre outros.

volt-e-revista-spot-2

As soluções são inúmeras, com opções de carregamento mais rápido, para locais em que o tempo de permanência seja de curta duração, como um parque de um centro comercial, ou situações em que o carregamento possa acontecer de forma mais lenta, como por exemplo parques de escritórios, habitações, condomínios, entre outros.

O futuro

O passado recente da Volt-e e todas as conquistas alcançadas constroem-se diariamente de olhos postos no que está para vir, num trabalho contínuo de Júnior Braga e da sua equipa que não escondem o orgulho por verem todos os seus estudos sobre mobilidade elétrica materializados numa empresa que hoje se assume como um principais players do setor.

É de Braga, com orgulho, que faz do mundo a sua casa e do futuro o seu tempo, por uma mobilidade elétrica cada vez mais real, possível e acessível a todos.