Reportagem sobre a Volt-e no jornal Dinheiro Vivo

A Volt-e fornece todo o tipo de carregadores destinados à mobilidade elétrica, incluindo um carregador portátil, “único no mercado nacional”.

A Volt-e, empresa de Braga especializada no carregamento de veículos elétricos, está apostada em revolucionar este mercado, com soluções adaptadas à medida das necessidades de cada utilizador, em função da potência e do modelo do veículo, seja para carregamento doméstico, empresarial ou na rede pública. E tem até um carregador portátil, um “produto exclusivo da empresa, único no mercado nacional”, que, garante Júnior Braga, mentor e CEO da empresa, “é uma solução económica e de carregamento rápido” para todos os veículos elétricos. Está disponível em três modelos, de 30, 45 e 60kW, e com potência ajustável a partir de 3,7 kW.

Foi em 2016 que Júnior Braga começou a pensar este projeto. Filho de um industrial têxtil, foi ao substituir a frota da empresa por veículos elétricos que se apercebeu de uma “lacuna” no mercado. Um investimento que a família fez, pensando no impacto ambiental, mas também na redução de custos da própria têxtil. “Não só o preço da energia é muito mais barato do que os dos combustíveis fósseis, como a manutenção dos veículos elétricos custa muito menos, já para não falar que a durabilidade de um motor elétrico é muito superior ao de um motor de combustão”, diz, argumentando que a poupança por ser da ordem dos 75%. Sem incluir, claro, o custo da compra do veículo. Mas até esse, sublinha, tem vindo a baixar, à medida que surgem no mercado cada vez mais marcas e modelos elétricos.

Quando, em 2016, optou por uma frota elétrica na fábrica deparou-se com a “falta de equipamentos para resolver as necessidades de carregamento rápido das empresas”. Nos dois anos seguintes esteve a trabalhar nas soluções e, em 2018, nasceu a Volt-e, que no ano passado faturou cerca de 200 mil euros, mas que espera, em 2021, ultrapassar já os 1,5 milhões. Os mercados externos, como Espanha, Suíça, Irlanda, Alemanha, Kuwait e Dubai, representam cerca de metade das vendas da empresa, que pretende reforçar a sua presença internacional com a entrada na América Latina e em África. Fez, recentemente, as primeiras vendas para o Quénia.

Com 12 produtos distintos já lançados no mercado, designadamente um carregador doméstico para instalação em espaços privados, como condomínios, com integração à rede Mobi-e e balanceamento de carga, a Volt-e promete novos lançamentos em breve, como é o caso de um novo carregador de 200 kW em carga DC para carregamentos rápidos na via pública.

Saiba mais em:

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/empresa-de-braga-promete-revolucionar-o-carregamento-eletrico-13108145.html