5 dicas úteis para o utilizador do carro elétrico

Aponte alguns dos segredos da mobilidade elétrica

1- Distinga os diferentes tipos de carregamento.​ 

Existem dois grupos: de corrente alternada (AC) e de corrente contínua (DC). Os de corrente alternada referem-se a carregadores normais e semirrápidos. Os de corrente contínua indicam carregamentos rápidos e ultrarrápidos. 

 

2- Escolha bem o posto de carregamento.

Os veículos e os carregadores têm potências de carregamento diferentes. Utilize, sempre que possível, os carregadores adaptados à velocidade máxima de carregamento.

 

3- Descubra quanto tempo demora um carregamento.

Sem considerar perdas ou limitações do veículo, um carregador de 22 kW demora uma hora para carregar 22 kW.


Por exemplo, a bateria tem 47 kW/h e quer carregá-la até 80%, mas ainda tem 10% de carga. Precisará de carregar 70%, ou seja, 33 kW/h. Se dividir a potência que deseja carregar pela capacidade do carregador, descobre o tempo que demora a operação. Neste caso, estimamos uma hora e meia para carregar os 70%.

 

4- Utilize uma aplicação para carros elétricos.

Inevitavelmente, a missão de planear uma viagem com carro elétrico exige uma especial atenção em relação à localização dos postos de carregamento públicos. Para isso, é aconselhável utilizar uma aplicação que lhe permita mapear os pontos onde fará as paragens para abastecer a viatura. Existem já várias aplicações disponíveis no mercado… basta escolher aquela que melhor se adapte às suas preferências!

 

5- Conheça todas as vantagens económicas.

O custo de manutenção de um carro elétrico é inferior ao custo de um veículo com motor de combustão.


São várias as razões: os automóveis elétricos têm cerca de 1% do número de peças móveis, quando comparados com os automóveis a motor de combustão; um automóvel elétrico não usa óleo no motor nem filtros ou correias, e não necessita efetuar revisões periódicas para substituir estes componentes.


Necessita, apenas, de fazer uma revisão a cada 50.000 km. Como o motor de um veículo elétrico não possui velas, não implica o custo de as substituir a cada 50.000 km, nem líquido de refrigeração (que deve ser substituído a cada 2 anos ou aos 30.000 km).

 



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